Taxa de Analfabetismo no Brasil

Taxa de Analfabetismo no Brasil


É notável a redução da Taxa de Analfabetismo no Brasil. Entre 1991 e 2010 houve um avanço educacional inquestionável. Entretanto, cabe a análise do geógrafo compreender que, dentro da corrente crítica da geografia, a qualidade do ensino possa dar acesso a uma visão holística no contexto, mas detalhada nas desigualdades.

A Taxa de Analfabetismo dimensiona a situação de desenvolvimento socioeconômico de um grupo social em seu aspecto educacional, mede o grau de alfabetização na população de 15 anos e mais e expõe situações que podem demandar análises mais completas.

Várias mídias sociais têm questionado sobre o item qualidade de ensino com críticas pesadas às escolas públicas. Não é sensato e nem inteligente levantar tal bandeira, sem estudar ou analisar a própria condição de ensino acrítico de algumas escolas particulares.

Taxa de Analfabetismo no Brasil por sexo

É cabível também a avaliação da evolução da alfabetização segundo os gêneros de maneira que num processo histórico possamos visualizar esta evolução. Há uma desigualdade na evolução? Podemos notar poucas diferenças entre as unidades de federação, porém, novamente, apenas uma avaliação aprofundada do sistema de ensino dos estados poderá afirmar qual é esta diferença. Nos estados com mudança "rápida" cabe ainda pesquisar qual o fator determinante de tal realização.


Referências Bibliográficas

BRASIL. Ministério da Saúde. Datasus: Demográficas e socioeconômicas : Disponível em: <www.datasus.gov.br/tabnet/tabnet.htm>. Acesso em: 17 fev. 2013.

REDE Interagencial de Informação para a Saúde Indicadores básicos para a saúde no Brasil: conceitos e aplicações / Rede Interagencial de Informação para a Saúde - Ripsa. – 2. ed. – Brasília: Organização Pan-Americana da Saúde, 2008. 349 p.: il.

Comentários

Anônimo disse…
Legal!

Postagens mais visitadas deste blog

Pirâmide Etária do Brasil

O CONCEITO DE REGIÃO E SUA DISCUSSÃO

Estudo Mosaic: classificação do consumidor brasileiro