Em 1980, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística registrou no Censo daquele ano, 119.011.052 de habitantes no Brasil. Deste total, 26,22% se encontravam na faixa etária de 0 a 9 anos, 23,38% entre 10 e 19 anos de idade, 44,24% na faixa de 20 a 59 anos e 6,07% com 60 anos ou mais. O gráfico denominado de Pirâmide Etária registra em um conjunto de barras em torno de um eixo uma amostra em que cada lado representa uma variável de classificação desta amostra, conforme estratificação de uma segunda variável. O conjunto de dados utilizado é a população e na distribuição dos estratos está a faixa etária se dividindo entre o gênero masculino e feminino. É muito utilizada para demonstrar a evolução da população e sua dinâmica, além de auxiliar na observação e no monitoramento da estrutura de gênero e idade de uma determinada população em um determinado período num espaço geográfico. Nota-se na pirâmide etária de 1980, sua base (0 a 9 anos) larga e com acompanhamento das fai
Resenha do texto “O CONCEITO DE REGIÃO E SUA DISCUSSÃO”, de Paulo Cesar da Costa Gomes . In: CASTRO, Iná E.; GOMES, Paulo C.; CORRÊA, Roberto L. Geografia: conceitos e temas. Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, 1995 Paulo César da Costa GOMES afirma que a denominação região remonta os tempos do Império Romano, quando a palavra regione era utilizada para designar áreas, independentes ou não, que estavam subordinadas ao Império e que alguns filósofos interpretam este conceito como a necessidade de centralização do poder e a extensão dele sobre uma grande diversidade de cultura e sociedade e de uma certa maneira submetidos à ordem hegemônica de Roma. Com o fim do Império Romano e o reforço da Igreja reforçando a divisão local seguiu-se o processo de subdivisão de áreas que fortaleceu o poder feudal. Gomes cita que também neste caso há a expressão da centralização do poder. Na Europa o autor coloca que há ainda a centralização, mas que está ligada a um conceito de região na Antig
Fonte da imagem: https://www.segmentationportal.com/br m 2015, publicamos um estudo de classificação dos consumidores ( veja aqui ), elaborado pela Serasa Experian. Na época, tínhamos utilizado como referência uma reportagem da revista Geografia Conhecimento Prático: Geografia, hospedada no site Uol. Mas, infelizmente, não está mais disponível. Por essa razão, vamos novamente publicar algo sobre e rever um pouco mais da classificação, alguns detalhes do estudo. O Mosaic Brasil iniciativa pautada em um modelo de classificação do consumidor em segmentos. A classificação é baseada em fatores socioeconômicos, demográficos, geográficos, comportamentais, consumo e estilo de vida. É utilizada em 29 países e se propõe a ser uma solução global para segmentação de consumidores. Há indícios de não ser de origem brasileira. A empresa brasileira que acolheu a iniciativa chama-se Serasa Experian (sim, tem uma relação com "aquela" Serasa). Esta empresa faz parte de um grupo denominado Exper
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