A sociedade moderna, ou melhor, a sociedade contemporânea tem por base de economia o consumo ditado pelo capitalismo com a ideologia da produção do bem estar.

Temos a partir deste ponto uma perda de valores conservacionistas que não conseguiram manter as relações, até então consagradas, com a educação, estrutura familiar, hábitos alimentares e lazer, nas novas configurações neoliberais brasileiras.

Analisando as pirâmides etárias do município que resido (Alfenas, sul de Minas Gerais) no ano de 1980 e 2009, pode-se claramente notar o envelhecimento da população.
Evolução etária da população de Alfenas, sul de Minas Gerais

As razões deste envelhecimento fazem parte da chamada transição demográfica pertencente ao regime demográfico onde as taxas de mortalidade cai lentamente e a taxa de natalidade diminui, aumentando a expectativa de vida e deixando a população mais tempo em capacidade produtiva.

Ora, é interessante pensar que uma população “envelhecida” compõe e mantem as novas tendências da sociedade.

O filósofo Mário Sérgio Cortella reforça que a sociedade atual admitiu que os jovens considerassem que os desejos são direitos, ou seja, se querem eles têm o direito de ter e se não tem, os pais não gostam dele e lhes dá a contrapartida de fugir de casa ou até de se matar.

Cresceram vendo o caixa eletrônico que se coloca o cartão e sai dinheiro, mas não participaram do processo anterior, o trabalho. Segundo Cortella, os jovens não tem ideia do trabalho e do trabalho que dá trabalhar. É uma geração que está sendo formada para achar que tudo é normal, isto é, que um tênis que custa o preço de dois pneus de carro é normal.

Isto quer dizer que, a criança que participaria do processo de trabalho e do “fazer” teria ciência que tudo tem um processo para existir, ou seja, alguém tem que fazer para ter resultado e valorizaria o esforço de quem fez, pois conhece o processo.

Logo, se os jovens não tem esta visão, não conhecem o valor das coisas e os pais, em tenra idade, dão-lhe uma precoce autonomia financeira sem fazê-lo conhecer o esforço, a dedicação ou até sofrimento que custou.

A população jovem dá a sustentação futura à configuração da sociedade.

Que sujeitos estão sendo formados?

Que base estão tendo?

Caberia à geografia compor as propostas de melhorias na população ou apenas descrever a situação?

Sinceramente, estou em dúvidas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pirâmide Etária do Brasil

O CONCEITO DE REGIÃO E SUA DISCUSSÃO

Estudo Mosaic: classificação do consumidor brasileiro