Desde a última postagem tive a oportunidade de entrar em contato com uma cultura brasileira bem forte e sobre as quais relembro aqui.

Ele sempre está lá

Em julho estive no Rio de Janeiro, a segunda capital do Brasil, e puder perceber o quanto deste nacionalismo ficou registrado nos monumentos, na estrutura urbana, na cultura... É bonito. Com seu cenário marcante, no Rio você pode perceber na Praça XV a grandiosidade de um império e, pelas histórias, você até cria seu próprio cenário na mente.

O porto com sua magnitude mostra a força de um páis continental de se destacar frente aos países capitalistas, mas que ainda não resolveu seus conflitos internos. Senti a a tensão no ar. As pessoas concordam que existe a violência e que, supostamente, não há áreas seguras. A desigualdade é gritante. Um lugar onde o muito rico e o muito pobre estão lado a lado. Em muitas vezes é algo tolerável pela população. Em outras o atrito é temido.

Lagoa Rodrigo de Freitas em um lindo domingo

Mas de tudo que passei no Rio, pude trazer comigo o quanto a cidade é acolhedora e atenciosa. Conheci alemães, colombianos, ingleses, italianos,, paulistas, paraenses, mineiros, gaúchos e, obviamente, os cariocas. Todos querem ver de perto os braços do Cristo, sentir o frio na barriga do Bondinho, a beleza do Jardim Botânico, a lagoa num domingo, as praias maravilhosas ou a noite quente da Lapa.

O Rio de Janeiro é uma cidade de mistura, de luta, de trabalho, de conflito. Mas é também um lugar de conforto, paz, cultura... Um lugar brasileiro e genial. Quando conheci um carioca louco aprendi que a história te mostra o lugar, enquanto a geografia o descreve. Um passeio na barca para Niterói foi o suficiente para perceber isto.




Barca para Niterói
Sucintamente, posso dizer que é uma população grande (em torno de 16 milhões de pessoas no estado e 6 milhões na cidade do Rio de Janeiro) e bem miscigenada de etnias e com classe social muito baixa a muito alta. Possui uma caracteristica interessante que é a passagem rápida de região litorânea a tropical, sendo um misto de praia e mata atlântica e com muitos afloramentos de rocha. Apesar do frio que passei lá e das chuvas, é um clima agradável a muito quente em dias ensolarados.

O samba é bem quisto por todos, bem distribuído pela cidade, mas com um conjunto na Lapa. A figura do malandro existe sim, mas as cariocas... São lindissimas.

Compensa uma visita à cidade e recomendo uma volta na barca (ao entrar na barca dirija-se ao fundo suba para 2º piso e aguarde a paisagem), em frente à entrada do Cristo continue e conheça alguns lugares interessantes. Vá até Paraty, Niterói e algumas ilhas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pirâmide Etária do Brasil

O CONCEITO DE REGIÃO E SUA DISCUSSÃO

Estudo Mosaic: classificação do consumidor brasileiro