Resultado do plebiscito sobre Divisão do Estado do Pará

Figura 1. Resultado do plebiscito sobre Divisão do Estado do Pará e sua possível  organização

Hoje confeccionei um mapa (Figura 1) com base nos dados do plebiscito realizado no último dia 11, no Pará e para finalizar este assunto, gostaria de apenas ilustrar como os municípios do, possível novo Pará rejeitaram em maioria a proposta. Esta área é a mais populosa, mais subdividida do estado. Segundo dados do IBGE, dos 10 municípios com salário mais alto (acima de 2 salários e meio) apenas 20% localizam-se nesta área e apenas  30%  desta área encontram-se na lista dos 10 municípios com maior PIB per capita (acima de 11 mil reais).

Lembrando Milton Santos "o espaço é a síntese, sempre provisória, entre o conteúdo social e as formas espaciais. Mas a contradição principal é entre sociedade e espaço, entre um presente invasor e ubíquo que nunca se realiza completamente, e um presente localizado, que também é passado objetivado nas formas sociais e nas formas geográficas encontradas. Quando a sociedade age sobre o espaço, ela não o faz sobre os objetos como realidade física, mas como realidade social, formas e conteúdo isto é, objetos sociais já valorizados aos quais ela (a sociedade) busca oferecer ou impor um novo valor."

Fui questionado sobre o avanço dos estados já divididos como Mato Grosso e Goiás. Tento induzir o leitor ao meu pensamento citando Maquiavel em sua obra O Príncipe:
"Aos governantes, portanto, não cabe a possuir várias qualidades, mas é necessário que aparente possui-las. E há de entender que não pode seguir todas aquelas coisas pelas quais os homens são considerados bons, tendo que, muita vez, para manter o Estado, agir contra fé, contra a caridade, contra a humanidade, contra a religião."

Imagino eu que cada caso é um caso.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pirâmide Etária do Brasil

O CONCEITO DE REGIÃO E SUA DISCUSSÃO

Estudo Mosaic: classificação do consumidor brasileiro