Modelo de Von Thunen


Resenha MESQUITA, Olindina V.(1978) -"O Modelo de Von Thunen: Uma discussão" Revista Brasileira de Geografia. Rio de Janeiro, IBGE< abr/jun, pp 60-70.


1. A PERTINÊNCIA DA DISCUSSÃO DO MODELO DE VON THÜNEN
Johann Von Thünen
Economista alemão, nascido em 1783 e falecido em 1850, é autor da Teoria da Localização Agrícola, cujos princípios expôs no livro publicado em 1826, O Estado Isolado. Disponível em: <URL: http://www.infopedia.pt/$johann-von-thunen>. Acesso em: 12 ago. 2011.
O seguinte trabalho traz à tona a discussão do modelo thuniano de concepção da estruturação do espaço agrário, sua aplicação em diversas partes do mundo e em diversas escalas. Procura considerar seu significado no mundo contemporâneo e como este modelo pode ser utilizado no Brasil pra estimular o interesse pela teoria locacional na Geografia Agrária. O modelo de Von Thünen tem suscitado controvérsias entre alguns autores que estudam suas teorias, como será visto adiante.


2. AS LINHAS GERAIS DO MODELO DE VON THÜNEN
Concebido a mais de 150 anos o modelo thuniano ainda é utilizado para analisar padrões de uso do solo e intensidade da agricultura em torno das cidades. Seu modelo foi concebido a partir de duas questões fundamentais: os padrões de cultivo próximo as cidades e sua e como os mesmos seriam afetados pela distância.
Thünen procurou desenvolver o modo mais rentável para a produção agrícola, levando em conta a distância do centro consumidor, fertilidade do solo, e as culturas.

2.1. Os Pressupostos Thunianos
Para elaboração de suas idéias Thünen imaginou um estado isolado onde os fatores físicos não variavam, todas as terras seriam planas e férteis, haveria somente um meio de transporte primitivo terrestre e em linha reta, não havendo rio ou canal navegável e uma grande cidade no centro. O estado seria povoado por agricultores com o mesmo conhecimento técnico para tirar o melhor proveito do solo e o lucro máximo.

2.2. A Concepção Do Modelo   
Os padrões de localização dos usos da terra e as diferenciações nos sistemas agrícolas dependiam da competição entre os produtos e sistemas agrícolas, que eram controlados pelo fator land rent. A distância da cidade tem o mesmo efeito da queda do preço dos produtos onde a distância permanece constante. Land rent (economic rent da economia clássica) conceito criado por David Ricardo, onde Thünen substitui a fertilidade do solo pela distância. “A land rent pode ser entendida como o retorno líquido que se obtém por unidade de área numa determinada localização, acima e além daquele que se obteria, em unidade de igual área, na margem de produção.”
Nas concepções de Von Thünen os produtos pesados, volumosos e os perecíveis seriam encontrados próximos a cidade e os de fácil transporte mais distantes.

2.3. O Conteúdo Dos Anéis
Estabelecido os padrões de uso do solo onde a distância eleva os custos de transporte e dita a intensidade de produção, chega-se ao padrão dos anéis ou faixas concêntricas, dispostas em torno de uma cidade central. No primeiro anel, fruticultura e horticultura, no segundo, silvicultura para fornecer madeira e combustível, no terceiro rotação de culturas, batata, centeio, ervilha. O quarto anel com rotação de culturas e pastos, no sexto a criação extensiva de gado.


3. AS APLICAÇÕES DO MODELO DE VON THÜNEN NA PROCURA DE REGULARIDADES EMPÍRICAS EM AGRICULTURA
A tradução da obra de Von Thünen para o idioma inglês ocorreu somente em 1966, onde então vários autores começaram a estudar mais a fundo seus pressupostos. O confronto do modelo de Thünen com a realidade foi feito em três escalas: micro: ao nível de aldeia; macro: ao nível de cidade e seus arredores; e meso: ao nível de região, de país e mundial.

3.1 O Nível Micro de Abordagem
Nos pequenos estabelecimentos rurais, a distância da casa sede influi nos padrões de uso da terra, assim como a distância da casa dos agricultores.
Este nível de abordagem é raramente usado.

3.2 O Nível Meso de Abordagem
Estudo publicado em 1951, de Buchanan e Harwitz sobre o uso da terrra em uma península africana mostra que próximo ao centro urbano, o solo tem seu uso mais intenso.
Vários outros autores procuram correlacionar o modelo de Von Thünen À realidade.

3.3 O Nível Macro de Abordagem
Na década de 1930 Leo Waibel faz um estudo na Costa Rica e encontra padrões que se enquadram em pressupostos de Thünen, a nível mundial.
Em 1970 Peter Müller em seus estudos nos EUA, conclui que “os efeitos de distância moldaram o padrão da macrorregião agrária americana e sustenta que o modelo dever ser aplicado, em escala macro, em economias adiantadas”.
No Brasil, Pedro Geiger (1974) testa o modelo de Thünen em torno de São Paulo em duas épocas 1950 e 1970. Foram identificados seis anéis econômicos e que as atividades agropastoris obedecem a forças econômicas.
O nível de abordagem macro tem se tornado uma tendência para explicar a distribuição espacial agrícola.



Comentários

Anônimo disse…
Texto de fácil compreensão. Muito melhor do que o que o professor nos mandou ler.
Denis Rodrigues disse…
Olá amigo, que bom que ajudou. Se possível, acesse o artigo original. Também é de fácil compreensão. Um grande abraço!
Valéria disse…
Muito bem amigo!

Unknown disse…
Ótimo resumo PARABÉNS

Postagens mais visitadas deste blog

Pirâmide Etária do Brasil

Significado das linhas de seixos

Estudo Mosaic: classificação do consumidor brasileiro