Modelo de Von Thunen


Resenha MESQUITA, Olindina V.(1978) -"O Modelo de Von Thunen: Uma discussão" Revista Brasileira de Geografia. Rio de Janeiro, IBGE< abr/jun, pp 60-70.


1. A PERTINÊNCIA DA DISCUSSÃO DO MODELO DE VON THÜNEN
Johann Von Thünen
Economista alemão, nascido em 1783 e falecido em 1850, é autor da Teoria da Localização Agrícola, cujos princípios expôs no livro publicado em 1826, O Estado Isolado. Disponível em: <URL: http://www.infopedia.pt/$johann-von-thunen>. Acesso em: 12 ago. 2011.
O seguinte trabalho traz à tona a discussão do modelo thuniano de concepção da estruturação do espaço agrário, sua aplicação em diversas partes do mundo e em diversas escalas. Procura considerar seu significado no mundo contemporâneo e como este modelo pode ser utilizado no Brasil pra estimular o interesse pela teoria locacional na Geografia Agrária. O modelo de Von Thünen tem suscitado controvérsias entre alguns autores que estudam suas teorias, como será visto adiante.


2. AS LINHAS GERAIS DO MODELO DE VON THÜNEN
Concebido a mais de 150 anos o modelo thuniano ainda é utilizado para analisar padrões de uso do solo e intensidade da agricultura em torno das cidades. Seu modelo foi concebido a partir de duas questões fundamentais: os padrões de cultivo próximo as cidades e sua e como os mesmos seriam afetados pela distância.
Thünen procurou desenvolver o modo mais rentável para a produção agrícola, levando em conta a distância do centro consumidor, fertilidade do solo, e as culturas.

2.1. Os Pressupostos Thunianos
Para elaboração de suas idéias Thünen imaginou um estado isolado onde os fatores físicos não variavam, todas as terras seriam planas e férteis, haveria somente um meio de transporte primitivo terrestre e em linha reta, não havendo rio ou canal navegável e uma grande cidade no centro. O estado seria povoado por agricultores com o mesmo conhecimento técnico para tirar o melhor proveito do solo e o lucro máximo.

2.2. A Concepção Do Modelo   
Os padrões de localização dos usos da terra e as diferenciações nos sistemas agrícolas dependiam da competição entre os produtos e sistemas agrícolas, que eram controlados pelo fator land rent. A distância da cidade tem o mesmo efeito da queda do preço dos produtos onde a distância permanece constante. Land rent (economic rent da economia clássica) conceito criado por David Ricardo, onde Thünen substitui a fertilidade do solo pela distância. “A land rent pode ser entendida como o retorno líquido que se obtém por unidade de área numa determinada localização, acima e além daquele que se obteria, em unidade de igual área, na margem de produção.”
Nas concepções de Von Thünen os produtos pesados, volumosos e os perecíveis seriam encontrados próximos a cidade e os de fácil transporte mais distantes.

2.3. O Conteúdo Dos Anéis
Estabelecido os padrões de uso do solo onde a distância eleva os custos de transporte e dita a intensidade de produção, chega-se ao padrão dos anéis ou faixas concêntricas, dispostas em torno de uma cidade central. No primeiro anel, fruticultura e horticultura, no segundo, silvicultura para fornecer madeira e combustível, no terceiro rotação de culturas, batata, centeio, ervilha. O quarto anel com rotação de culturas e pastos, no sexto a criação extensiva de gado.


3. AS APLICAÇÕES DO MODELO DE VON THÜNEN NA PROCURA DE REGULARIDADES EMPÍRICAS EM AGRICULTURA
A tradução da obra de Von Thünen para o idioma inglês ocorreu somente em 1966, onde então vários autores começaram a estudar mais a fundo seus pressupostos. O confronto do modelo de Thünen com a realidade foi feito em três escalas: micro: ao nível de aldeia; macro: ao nível de cidade e seus arredores; e meso: ao nível de região, de país e mundial.

3.1 O Nível Micro de Abordagem
Nos pequenos estabelecimentos rurais, a distância da casa sede influi nos padrões de uso da terra, assim como a distância da casa dos agricultores.
Este nível de abordagem é raramente usado.

3.2 O Nível Meso de Abordagem
Estudo publicado em 1951, de Buchanan e Harwitz sobre o uso da terrra em uma península africana mostra que próximo ao centro urbano, o solo tem seu uso mais intenso.
Vários outros autores procuram correlacionar o modelo de Von Thünen À realidade.

3.3 O Nível Macro de Abordagem
Na década de 1930 Leo Waibel faz um estudo na Costa Rica e encontra padrões que se enquadram em pressupostos de Thünen, a nível mundial.
Em 1970 Peter Müller em seus estudos nos EUA, conclui que “os efeitos de distância moldaram o padrão da macrorregião agrária americana e sustenta que o modelo dever ser aplicado, em escala macro, em economias adiantadas”.
No Brasil, Pedro Geiger (1974) testa o modelo de Thünen em torno de São Paulo em duas épocas 1950 e 1970. Foram identificados seis anéis econômicos e que as atividades agropastoris obedecem a forças econômicas.
O nível de abordagem macro tem se tornado uma tendência para explicar a distribuição espacial agrícola.



Comentários

Anônimo disse…
Texto de fácil compreensão. Muito melhor do que o que o professor nos mandou ler.
Denis Rodrigues disse…
Olá amigo, que bom que ajudou. Se possível, acesse o artigo original. Também é de fácil compreensão. Um grande abraço!
Valéria disse…
Muito bem amigo!

Unknown disse…
Ótimo resumo PARABÉNS

Postagens mais visitadas deste blog

Pirâmide Etária do Brasil

O CONCEITO DE REGIÃO E SUA DISCUSSÃO

Estudo Mosaic: classificação do consumidor brasileiro