Índice de Envelhecimento, Brasil, 2010.

Com a transição demográfica, o Brasil vem registrando uma mudança nas estruturas etárias do país e um incremento considerável na população de pessoas acima de 60 anos.

Vários fatores estão relacionados ao aumento desta população na literatura e tem sido notícias em diversas mídias brasileiras e mundiais. Os fatores variam desde melhorias das condições de saúde com oferta de serviços e melhoria no acesso passando pela representativa baixa da fecundidade até o aumento da expectativa de vida, que, obviamente, está relacionada a qualquer fator condicionante "meio".

No mapa foram utilizados os dados do Censo Brasileiro de 2010 e foi utilizada a proposta sugerida por Moreira (1998), onde é avaliada o aumento da população acima de 60 anos ou mais em relação a população de 15 anos e menos.  Segundo Moreira (1998), este índice incorpora as mudanças nestas faixa etárias, pois há uma proporcionalidade no indicador que, por si, é uma média e, que,  desconsiderar uma ou outra faixa etária pode verificar uma mudança da análise.


A geografia deve absorver a análise e estudar claramente, quais os fatores de atração que registram no mapa abaixo uma concentração nas regiões sudeste e sul. Quais são os motivos que, nestas regiões há o aumento do índice e uma grande concentração.


Referências Bibliográficas

BRASIL. Ministério da Saúde. Datasus: Demográficas e socioeconômicas : Disponível em: <www.datasus.gov.br/tabnet/tabnet.htm>. Acesso em: 18 jan. 2013.

JUNIOR. J.G.M. Carta Geográfica.Disponível em: <http://cartageografica.blogspot.com.br/2013/01/tabwin-determinando-o-indice-de.html>. Acesso em: 18 jan. 2013.

MOREIRA, M. O envelhecimento da população brasileira: intensidade, feminização e dependência.  Revista Brasileira de Estudos de População, Brasília: Abep,  n. 1, p. 79-94, 1998.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pirâmide Etária do Brasil

O CONCEITO DE REGIÃO E SUA DISCUSSÃO

Estudo Mosaic: classificação do consumidor brasileiro