Adjetivo gentílico, sigla e população dos estados brasileiros


Adjetivo gentílico é aquele nome que designa de qual estado / nação a pessoa é natural. Por exemplo, quem é natural do Brasil é brasileiro. No mapa, há a informação do nome do estado, sua sigla, seu gentílico e sua população. 

Frequentemente, há alguma confusão ao atribuir este adjetivo, pois alguns são referentes à cidade de naturalidade e não estado. Por exemplo, quem tem naturalidade da cidade do Rio de Janeiro é carioca e fluminense é a pessoa natural do estado do Rio de Janeiro. Assim como quem é natural da cidade São Paulo é paulistano e de quem é do estado de São Paulo é paulista.

Outra confusão é em relação ao hífen. Adjetivos gentílicos compostos são, obrigatoriamente, utilizados com hífen: mato-grossense, sul-mato-grossense, espírito-santense, sul-rio-grandense, barriga-verde e norte-rio-grandense.

Gostou? Veja mais em:

Comentários

muito bacana seu trabalho, tbm uso blog, acessa lá http>;;profgiedrer.blogspot.com e faço vídeos https://www.youtube.com/watch?v=WLtsMRHz_Oc
Denis Rodrigues disse…
Olá Giedrer. Obrigado pelo comentário. Bacana seu trabalho. Vejo que é apaixonado pela educação. Podemos compartilhar ideias. Abraços!

Postagens mais visitadas deste blog

Pirâmide Etária do Brasil

O CONCEITO DE REGIÃO E SUA DISCUSSÃO

Estudo Mosaic: classificação do consumidor brasileiro