Taxa Bruta de Mortalidade, Brasil

A taxa bruta de mortalidade é definida como o número total de óbitos, por mil habitantes, na população residente em determinado espaço geográfico, no ano considerado (REDE, 2008).

Este indicador por vezes é classificado como indicador demográfico, pois registra um fenômeno da população e expressa a magnitude que a mortalidade afeta esta população. Entretanto, este indicador pode (e deve) ser utilizado na saúde também, por registrar a maneira efetiva de planejar saúde a partir dos acometidos incidentes na população.


Análise espaço-temporal da Taxa Bruta de Mortalidade, Brasil

No mapa acima foram utilizados os dados do Sistema de Informação de Mortalidade da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde e que é pós-processado, consolidado e disponibilizado pelo departamento de informática do SUS, o DATASUS.

No mapa, observam-se valores decrescentes para todas as regiões brasileiras. Os níveis de mortalidade de 1991 a 2000, mais elevados estão nas regiões Nordeste e Norte e mais reduzidos na região Sul. De 2000 em diante, este indicador expressa claramente o aumento da região Sudeste, se destacando das demais.


Bibliografia consultada
BRASIL. Ministério da Saúde. Datasus : Indicadores de Saúde : Disponível em: <www.datasus.gov.br/tabnet/tabnet.htm>. Acesso em: 3 mar. 2013.

REDE Interagencial de Informação para a Saúde Indicadores básicos para a saúde no Brasil: conceitos e aplicações / Rede Interagencial de Informação para a Saúde - Ripsa. – 2. ed. – Brasília : Organização Pan-Americana da Saúde, 2008 . 349 p. : il.

Comentários

Unknown disse…
Olá Denis, bom Blog!

Abraços de Prudente.

Rafael Catão
Denis Rodrigues disse…
Ei Rafael. Vindo de você que possui um conhecimento tão grande em geosaúde, é uma honra!

Obrigado!

Postagens mais visitadas deste blog

Pirâmide Etária do Brasil

O CONCEITO DE REGIÃO E SUA DISCUSSÃO

Estudo Mosaic: classificação do consumidor brasileiro