Movimentos da Terra. Quais são mesmo?

No último dia 21 de dezembro deu-se início ao Solstício de Verão no hemisfério sul do planeta. Neste dia, inicia-se um período que vai até 21 de março (aproximadamente), no qual a Terra está em uma posição que o Hemisfério Sul recebe mais luz solar. Neste período os dias são mais longos devido a sua maior exposição ao sol.

Figura da Terra em órbita de translação.

Esta movimentação do planeta é denominada translação e faz parte de um conjunto de movimentos que estudamos na temática da geologia. Translação é o movimento em órbita que a Terra executa ao redor do sol de duração de 365 dias. Este tempo de movimento foi denominado de ano.

Esta movimentação também condiciona os períodos das estações climáticas do ano: verão, outono, inverno e primavera. Nestes períodos a incidência solar realiza a mudança do tempo, padronizando o clima e, de certa maneira, regulando a vegetação, a agricultura, os hábitos humanos, etc.

Estes movimentos da Terra são movimentos que ocorrem simultaneamente no espaço, ou seja, ao mesmo tempo. Existem mais alguns movimentos principais:
  • Precessão;
  • Rotação;
  • Nutação;
  • Revolução.

Precessão é o movimento de deslocamento do eixo da Terra, executando uma trajetória semelhante a de um pião. Este movimento se realiza do leste para o oeste e dura 25.750 anos (1 grau em 71,5 anos ou 50 segundos em 1 ano).


Rotação é o movimento que o planeta faz em torno de seu próprio eixo. Assim, a exposição de determinado hemisfério ao sol é condicionado neste movimento que tem duração de 24 horas (23h 56m 4s), dando origem aos dias e as noites terrestres. Este movimento acontece do oeste para o leste.

Figura da Terra no movimento de rotação

Conforme estes movimentos foram também definidos os fusos horários e o horário mundial. Todos os fusos horários são definidos em relação ao Tempo Universal Coordenado (UTC). Vide 24 Time Zones.

Ainda temos como principais o movimento de nutação, que é o movimento de período de 18 anos, aproximadamente, que está relacionado ao movimento da Lua ao redor da Terra, ocasionando assim uma interação gravitacional entre os dois astros, e o de revolução junto com a galáxia que é o movimento executado pela Terra ao redor do centro da Via Láctea junto com o Sol.

Até o site de buscas Google dedicou na página inicial uma animação lembrando o início do verão no hemisfério sul. Confira: http://www.google.com/doodles/first-day-of-summer-2013

Referências
PRESS, F.; SIEVER, R.; GROTZINGER, J.; JORDAN, T. H. Para entender a Terra. 4. ed. Porto
Alegre: Bookman, 2006.

TEIXEIRA, W.; TOLEDO, M. C. M. de; FAIRCHILD, T. R.; TAIOLI, F. (Orgs.) Decifrando a Terra.  São Paulo: Oficina de Textos, 2000. 568 p.

DUARTE, P. A. Fundamentos de Astronomia e Geodésia/UFSC. Departamento de Geociências. Centro de Filosofia e Ciências Humanas. Universidade Federal de Santa Catarina. Disponível em: http://www.cfh.ufsc.br/~pduarte/fagsuma.html

NIEMANN, C. First Day of Summer. Disponível em http://www.google.com/doodles/first-day-of-summer-2013

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pirâmide Etária do Brasil

O CONCEITO DE REGIÃO E SUA DISCUSSÃO

Estudo Mosaic: classificação do consumidor brasileiro