Estudo Mosaic: classificação do consumidor brasileiro

Fonte da imagem: https://www.segmentationportal.com/br

m 2015, publicamos um estudo de classificação dos consumidores (veja aqui), elaborado pela Serasa Experian. Na época, tínhamos utilizado como referência uma reportagem da revista Geografia Conhecimento Prático: Geografia, hospedada no site Uol. Mas, infelizmente, não está mais disponível. Por essa razão, vamos novamente publicar algo sobre e rever um pouco mais da classificação, alguns detalhes do estudo.

O Mosaic Brasil iniciativa pautada em um modelo de classificação do consumidor em segmentos. A classificação é baseada em fatores socioeconômicos, demográficos, geográficos, comportamentais, consumo e estilo de vida. É utilizada em 29 países e se propõe a ser uma solução global para segmentação de consumidores. Há indícios de não ser de origem brasileira.

A empresa brasileira que acolheu a iniciativa chama-se Serasa Experian (sim, tem uma relação com "aquela" Serasa). Esta empresa faz parte de um grupo denominado Experian, com grande destaque em soluções de informação, banco de dados e plataformas de data science voltada para mercado. 

Procuramos a metodologia para entender os detalhes, mas não conseguimos. Talvez não alcançamos as melhores fontes. Achamos um pdf no site de disciplinas da USP que imaginamos ser produto de discussão em aula de demografia, geografia, marketing, etc. Vamos falar dele abaixo.

No pdf, cita-se o uso de informações do domicílio, perfil populacional, características da família, renda estimada, comportamento financeiro, urbanização da localidade onde reside, acessibilidade, tipo da residência, ocupação, escolaridade, estilo de vida e várias outras. Talvez, alguns modelos de agrupamentos, análises fatoriais e análises de componentes possam ter sido utilizadas na elaboração.

A segmentação é resultado de modelos matemáticos e estatísticos, nos quais foram utilizados 400 variáveis. No total, mais de 140 milhões de consumidores brasileiros tiveram seus dados processados, arrumados e, após, classificados em 11 grupos que se subdividem em 40 segmentos. A tabela abaixo apresenta a classificação geral.

Tabela 1. Classificação dos consumidores brasileiros pelo Mosaic Brasil.

Classificação Grupo %
A Elites brasileiras 3,79
B Experientes urbanos de vida confortável 6,25
C Juventude trabalhadora urbana 6,87
D Jovens da periferia 16,80
E Adultos urbanos estabelecidos 10,24
F Envelhecendo no século XXI 9,06
G Donos de negócio 5,87
H Massa trabalhadora urbana 14,32
I Moradores de áreas empobrecidas do sul e sudeste 11,42
J Habitantes de zonas precárias 5,99
K Habitantes de áreas rurais 9,38


O que mais chamou a atenção é o perfil D, jovens da periferia, responsável por 16,8% da classificação. Conforme um dos materiais de referência desta postagem, os jovens da periferia participam efetivamente da renda familiar, ao contrário da juventude da elite, e contribuem com 20% do crédito concedido no país. Representam a ascensão da nova classe média brasileira. Fizemos um exercício mental para calcular quantas pessoas estão falando. De maneira simples, se pesquisaram cerca de 140 milhões de consumidores, 16,8% deste total são do grupo D. Logo, cerca de 23 milhões e 520 mil pessoas.

Interessante ponto de reflexão que, até então, não notamos em discussões a cerca deste ponto na academia. Pelo menos não na área da epidemiologia. Vemos muitos resultados de pesquisa que apontam a vulnerabilidade do jovem pobre, negro, residente em periferia e sua exposição a violência ambiental, familiar e que levam a óbito precoce.

Talvez, como o mercado vê esse grupo como uma oportunidade de consumo, a Saúde também deveria enxergá-lo além de dados e estatística, propondo o protagonismo da saúde da família aos jovens, como mensageiros da promoção à saúde. Educá-lo a hábitos saudáveis seria um avanço pra prevenção de doenças. Entretanto, o estudo cita que os resultados são focadas para melhoria das estratégias de venda, marketing e conhecimento do perfil do consumidor. Dessa forma, o melhor produto para a melhor pessoa apta a consumi-lo. Nada a além de coleta de dados voltada para manter o padrão de consumo.

Mas, além da classificação, talvez seja hora de nós enxergarmos as pessoas além daquilo que já vimos. Talvez. 

Fontes:

SERASA EXPERIAN. Estudo inédito da Serasa Experian revela os novos perfis da população brasileira. São Paulo. [2020?]. Disponível em: http://www.anfac.com.br/v3/uploads/tmp/Estudo_inedito_30set2014.pdf. Acesso em 03/12/2020. 

EXPERIAN INFORMATION SOLUTIONS. Atrás de cada cliente está um indivíduo. Nottingham. [2020?] . Disponível em: https://www.experian.co.uk/business/marketing/segmentation-targeting/mosaic/. Acesso em 03/12/2020. 



  497738.svg  Atenção: Estamos testando os formatos mais agradáveis para as postagens do blog. Por enquanto, os conteúdos apresentados não serão aprofundados.

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