Estudo Mosaic: classificação do consumidor brasileiro
Fonte da imagem: https://www.segmentationportal.com/br |
m 2015, publicamos um estudo de classificação dos consumidores (veja aqui), elaborado pela Serasa Experian. Na época, tínhamos utilizado como referência uma reportagem da revista Geografia Conhecimento Prático: Geografia, hospedada no site Uol. Mas, infelizmente, não está mais disponível. Por essa razão, vamos novamente publicar algo sobre e rever um pouco mais da classificação, alguns detalhes do estudo.
O Mosaic Brasil iniciativa pautada em um modelo de classificação do consumidor em segmentos. A classificação é baseada em fatores socioeconômicos, demográficos, geográficos, comportamentais, consumo e estilo de vida. É utilizada em 29 países e se propõe a ser uma solução global para segmentação de consumidores. Há indícios de não ser de origem brasileira.
A empresa brasileira que acolheu a iniciativa chama-se Serasa Experian (sim, tem uma relação com "aquela" Serasa). Esta empresa faz parte de um grupo denominado Experian, com grande destaque em soluções de informação, banco de dados e plataformas de data science voltada para mercado.
Procuramos a metodologia para entender os detalhes, mas não conseguimos. Talvez não alcançamos as melhores fontes. Achamos um pdf no site de disciplinas da USP que imaginamos ser produto de discussão em aula de demografia, geografia, marketing, etc. Vamos falar dele abaixo.
No pdf, cita-se o uso de informações do domicílio, perfil populacional, características da família, renda estimada, comportamento financeiro, urbanização da localidade onde reside, acessibilidade, tipo da residência, ocupação, escolaridade, estilo de vida e várias outras. Talvez, alguns modelos de agrupamentos, análises fatoriais e análises de componentes possam ter sido utilizadas na elaboração.
A segmentação é resultado de modelos matemáticos e estatísticos, nos quais foram utilizados 400 variáveis. No total, mais de 140 milhões de consumidores brasileiros tiveram seus dados processados, arrumados e, após, classificados em 11 grupos que se subdividem em 40 segmentos. A tabela abaixo apresenta a classificação geral.
Tabela 1. Classificação dos consumidores brasileiros pelo Mosaic Brasil.
Classificação | Grupo | % |
---|---|---|
A | Elites brasileiras | 3,79 |
B | Experientes urbanos de vida confortável | 6,25 |
C | Juventude trabalhadora urbana | 6,87 |
D | Jovens da periferia | 16,80 |
E | Adultos urbanos estabelecidos | 10,24 |
F | Envelhecendo no século XXI | 9,06 |
G | Donos de negócio | 5,87 |
H | Massa trabalhadora urbana | 14,32 |
I | Moradores de áreas empobrecidas do sul e sudeste | 11,42 |
J | Habitantes de zonas precárias | 5,99 |
K | Habitantes de áreas rurais | 9,38 |
Atenção: Estamos testando os formatos mais agradáveis para as postagens do blog. Por enquanto, os conteúdos apresentados não serão aprofundados. |